segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Começando a andar...

Na última reunião do berçário esse foi um tema muito discutido, mamães de primeira viagem costumam ficar meio perdida nos primeiros passos... é muito tombo, é muito trabalho e é muito emocionante!
Como já era mãe de segunda viagem minha experiência ajudou e resolvi compartilhar aqui também...
Quando pequeno começou a querer dar os primeiros passos cometi o erro da maioria das mães de primeira viagem, comprei sapatinhos um mais lindo que o outro... não dá... o movimento de levantar a perninha pra eles, no começo, é muito complexo e qualquer peso a mais significa uma dificuldade a mais também... é preciso deixar o pé no chão, sem dó, sem medo, sem neurose... a firmeza é diferente, a segurança é maior!! Isso cria confiança pra andar e eles se jogam nos primeiros passos, logo logo isso se transforma em uma maratona... Pra quem não gosta de "pé no chão", as meias antiderrapantes são uma boa alternativa, existem no mercado umas que ficam bem justinhas, tipo sapatilha, tanto feminina quanto masculina.
Depois de aprender, ficar firme ai é hora de investir na sapateira... Sou meio chata pra sapato das crianças, eu detesto sapato duro, desconfortável, e lógico não quero isso pros meus amores... e sapato de criança é CAROOOO!!!! mas as vezes é preciso o investimento... quando comparamos um bom tennis vemos a diferença... eu sempre pego pra sentir o peso, acho fundamental ser MUITO leve, as crianças são muito ativas, correm sem parar, imagina um sapatinho pesado?? Judiação!! Quando o assunto é tennis também procuro sempre o mais confortável, afinal não é isso que vemos quando compramos os nossos??
Uma outra boa dica é comprar em uma loja que deixe trocar, a maioria permite, levar pra casa e lá experimentar com calma, sentir a criança andar, ver se realmente ficou bom e se a criança se adaptou, esqueça isso de experimentar na loja, eles detestam e é sempre na correria com a criançada esperneando, lógico que nem sempre é possível mas sempre que der é a melhor alternativa...
Uma ótima alternativa são os famosos crocs, já encontramos o número 2/3, acho que o menor, em várias cores... Pra escola acho perfeito, podemos lavar quantas vezes necessário diferente de tennis que quanto mais lavamos mais feinho vai ficando... Conheço gente que não gosta, eu também não gostava até ver o quanto as crianças andam bem com ele, o quanto é incrivelmente leve, o quanto posso lavar que continua novo, o quanto é fácil lavar e secar, e o preço compensa pela vida útil... e hoje há várias cores disponíveis, é peça bem coringa aqui em casa... dá pra usar em qualquer estação.
Pequeno andou com 1 ano e 2 meses, mas a princesa já me pegou mais esperta, lógico que tudo conta, o incentivo de ver o irmão andando ajuda muito, mas já usamos o que aprendemos com o segundo, na verdade ela demorou a ter sapatos, rsrs, usava muito as tais meias antiderrapantes, e com quase 11 meses ela já estava bem esperta, andou rápido!! e fiz exatamente isso, só depois que percebi o quão firme estavam seus passos lá fui eu feliz comprar sapatinhos (mulher adora né?? ), o pezinho dela é bem gordo, difícil achar sapatos confortáveis, tennis e bota nem pensar, não entra de jeito nenhum, e não é raro quando compro dois iguais, um pro dia a dia e outro pra sair. Esse final de semana ela usou Havaianas pela primeira vez, uma coisa de tão fofa! Chinelo é outra coisa que só depois de bem firmes eles conseguem andar... Princesa gostou! Pequeno por exemplo não sabe andar de chinelo, pra ele não dá certo...
É normal também, muito normal, os temidos tombos, e são muitos, toda hora... e é importante não se apavorar, caiu é só ajudar a levantar e incentivar, a criança não pode ter medo de andar, não pode achar que vai cair toda vez que tentar... segura o coração, levanta seu pequeno, diga que não foi nada e o incentive a tentar novamente, pegar no colo, agradar muito e não ajudá-lo a tentar novamente pode ter um efeito ruim e criar uma insegurança que vai bagunçar a cabecinha dele. É importante incentivar sempre, eles precisam entender que cair faz parte... Pequeno quando cai hoje já grita "Mamãe Théo caiu", lógico que há tombos e tombos... é preciso estar por perto e garantir a segurança dando a liberdade necessária para o aprendizado.
Hoje aqui é uma festa, criançada corre sem parar... a brincadeira preferida, no momento, é o famoso e antigo pega-pega... Mamãe feliz com os passinhos firmes!!


Não é fofa essa havaiana???


Beijos

Cássia

Nenhum comentário:

Postar um comentário