segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Primeiro dia sem fralda...

Ontem foi o primeiro dia sem fralda do Pequeno...
No começo do ano já recebi da escola um bilhete incentivando a retirada da fralda e Théo já estaria preparado... a mamãe aqui não estava nem um pouquinho preparada pra isso... e consegui "enrolar"a escola... chegou o inverno e ai é aconselhável esperar até os dias quentes novamente, UFA!!!
E agora os tais dias quentes já chegaram por aqui e recebo novamente o bilhete... agora não tem desculpa, vai ter que ser...
Eu ainda não estou preparada, confesso! E não sei o porque de fazer isso tão rápido, afinal ninguém vai  para faculdade de fralda...
NNNNNÃÃÃÃÃÃÃOOOOOO!!! eu entendo esse meu desabafo, a fralda é uma super facilidade, a criança não precisa parar de brincar para ir ao banheiro e a mamãe (preguiçosa) não precisa levar toda hora...
É fato que se deixar por nossa conta atrasamos em muito o crescimento dos filhos... afinal eles serão sempre bebês... a fralda, na minha cabeça, quebra esse vínculo, bebê + mamãe e já vira criança + mamãe, que também não é ruim, ruim mesmo é o fato de ver e crer que o Pequeno está crescendo e isso, no meu coração, não é bom... mas é preciso olhar com a razão, ele precisa disso e você sabe o quanto.
Segui as orientações da psicóloga da escola e também fui advertida que no começo desistir é pensamento constante pela dificuldade, e não é que é mesmo... põe dificuldade nisso!
Conversei com Pequeno, expliquei como seria, comprei muitas (muitas mesmo) cuecas bem lindas, coloridas, de bichinhos e mostrei o quanto seria legal usar a cuequinha... como incentivo ainda maior, ele deveria levar para escola durante todo o processo várias trocas de roupa, então fomos ao shopping e ele pode escolher uma mochilinha bem fofa com rodinhas, ele adorou! Quase dormiu com a mochila e escolheu uma bem linda mesmo, do Mickey.
Domingo cedo, sol lindo, tudo certo pra começar... deixei ele escolher a cueca, levei ao banheiro, expliquei novamente e pronto, foi dada a largada... que tragédia, rsrsrs!! Passamos o dia trocando cuecas, ele não pediu nenhuma única vez... não fez no vaso em nenhuma das vezes que o levei até o banheiro, e não achou nada demais usar cueca, rsrsrsrsrs...
Pra dormir ele pode usar, ufa ufa ufa, mil vezes ufa! e hoje de manhã lá fomos nós pra natação, deu certo porque ele não fez nada mas não pediu também e levei pra escola de cueca e com a mochila linda!
Agora espero ansiosa o retorno pra saber como foi mas não espero ansiosa pela mochila linda por tudo que encontrarei dentro... Aff!!
Ainda vou me adaptar ao novo Pequeno, ao meu grande Pequeno, mas ele precisa crescer...
Mas se alguém puder me dar alguma dica para enfrentar os próximos difíceis dias que virão, agradeçoooooooooo!!!

7 comentários:

  1. Calmaaaaa!!!! Acho que eh assim prá todas as mamães,afinal parece realmente que os nossos bebês estão crescendo!... Mas não se desespere! Essa idéia vai passar! O começo eh meio difícil mesmo,confesso,mtas cuequinhas e roupinhas molhadas,mas isso faz parte,vai passar logo,e a escola sempre ajuda mto,vc vai ver! Qdo vc estiver com ele,pergunta sempre,pq no meio dá brincadeira eles esquecem mesmo,mas seja persistente e não desista,uma vez que vc já tirou,não volte a usar,pois fica difícil para eles entenderem o que afinal estamos querendo.
    Vai dar tudo certo! Bjusss!
    Eli

    ResponderExcluir
  2. Pois é chefinha, o processo é esse, tirou não coloca mais... é um processo muito complicado que parece demorar a passar... e ver o crescimento deles é algo que aperta o coração né...
    Adoro seus comentários por aqui!!
    Bjao

    ResponderExcluir
  3. Oi Cássia,

    O nosso início com o Benjamin foi difícil também, essa coisa de ficar perguntando várias vezes (acho que me aconselharam a perguntar dando intervalos de aprox 2h) deixou ele meio irritado e ele passou um dia recusando chegar perto do vaso rsrsrsrs.

    Depois de quase uma semana com uns acertos e uns acidentes, ele decidiu - DECIDIDO - usar o troninho.

    Estava com duas amigas em casa sentadas na mesa conversando, ele puxou uma pela mão falando - Vem ver titia, por favor.
    Ele levou ela pro quarto para ver o cocô que ele tinha feito.

    Foi muito engraçado, nós fizemos a maior festa, cantamos e batemos palmas... Conclusão: Ele fez mais 6 vezes!!! Ficou fazendo de pouquinho em pouquinho.

    Imagina. Cantar e festejar 7 vezes, jogar o cocô no vaso 7 vezes, dar tchau 7 vezes, lavar o troninho 7 vezes, limpar o bumbum 7 vezes, lavar a mão da criança 7 vezes. Tudo isso com visita em casa. Ainda bem que eram amigas muito próximas.

    Depois desse dia ele passou a usar o troninho sozinho.

    E ficou tudo tão mais fácil que eu me arrependi de não ter desfraldado antes.

    E a transição do troninho pro vaso foi super fácil tb.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Percebi que eles ficam irritados qdo perguntamos toda hora... não rola mesmo!! E já comecei no vaso, achei que transição troninho-vaso seria outro processo e já parti pro vaso de uma vez... rsrs! Hoje na escola ele foi bem... mas na escola é sempre tudo tão mais perfeito né... Quanto tempo levou pro Benjamin não deixar "escapar"mais??
    Amei seu comentário!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que depois daquele dia foram poucas escapadas... naquela semana mesmo engrenou. Depois aconteceram poucas escapadas, uma essa semana mesmo. Quando ele está muito empolgado com uma brincadeira, não quer parar para fazer xixi... Aí já viu.
      Mas acontece outras coisas engraçadas também, se a gente demora para arrumar um banheiro ele abaixa a calça a faz ali mesmo.
      Aconteceu na praia, ele pediu para ir ao banheiro, eu e o Fred ficamos sem reação (não tínhamos pensado nisso). Demoramos pra responder. Ele abaixou a sunga e fez xixi ali mesmo do nosso lado. Fez o mesmo com minha irmã no parque. rsrsrs
      Ah, pra viajar ou sair de carro pra um lugar longe eu coloco fralda no Benjamin. ele entende que é só para andar de carro.

      Excluir
  5. Amiga,
    Relaxa...td vai dar certo,minha cunhada passou por isso há pouco tempo e disse que pegar cocô na mão para não cair no meio do caminho,virou rotina nessa transição rsrsr.Mas é verdade,deve dar um aperto no coração mesmo,ver os pimpolhos se tornarem cada dia um pouquinho mais independentes de nós,afinal,por nós continuariam eternos bebês.Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Pati vc vai chegar nessa fase logo logo, rsrs... Tá indo bem... daquele jeito mas bem... Bjossss

    ResponderExcluir