quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Berçario !!!

Pequeno foi pro berçário com 8 meses, achava importante ele conviver com crianças da mesma idade, passar mais tempo ao ar livre, aprender a dividir brinquedos e atenções. Mas a escolha de um "lugar" não é nada fácil, mistura a insegurança (principalmente no caso de mãe de primeira viagem), um gasto quase sempre alto e uma saudade absurda quando os deixamos... 
No caso da Princesa foi mais fácil (a vantagem do segundo filho), já não é tão dolorido a decisão e você já está satisfeito com um berçário, mas ela foi pelo mesmo motivo seguido do fato ainda de ter sido tudo tão bom pro Pequeno. Desde a gravidez já tinha essa decisão tomada, voltando a trabalhar ou não ela iria seguir os passos do irmão. No meu caso notei uma melhora incrível no desenvolvimento, socialização e adorava o berçário e tudo o que ele proporcionava.
Levei em conta alguns pontos nessa escolha, primeiro eu pensei exatamente no que queria para os meus filhos, que tipo de valores, amigos e lugares eu gostaria e poderia oferecer a eles por toda a vida... complexo?? Não... Não gostaria por exemplo que ele freqüentasse uma escola em que a mensalidade eu pudesse pagar mas a condição financeira dos colegas fosse bem superior a nossa, não seria o mundo deles e isso pode ser dolorido daqui a alguns anos, queria um lugar com condições semelhantes dentro e fora do ambiente escolar... Não queria uma escola fechada, gosto de sol, chuva, árvore, areia, bicho... eles já ficavam em apartamentos o dia todo, era preciso um lugar grande, com espaço, área aberta, parque, quadra... Não gostaria de um lugar que não tivesse nutricionista (até por ser uma), sei da importância de uma boa alimentação nessa fase da vida, justamente aqui, nesse comecinho de vida, criamos os gostos e referência alimentares... Não queria uma escola que daqui a alguns anos, lá pelos 6, eu precisasse trocar, acho a adaptação nessa fase bem mais difícil e o apego aos colegas importante... Queria uma turminha deles até pela convivência com os pais, a famosa fase do "Mãe posso ir na casa do amigo depois da aula?" será bem mais fácil se eu já conhecer a família do tal amigo...
Lá fui eu pra inúmeras visitas, mais de 10 berçários com as mesmas perguntas:
1) Até quantas crianças por sala? (Queria um número pequeno em cada sala)
2) Área livre? (Parque, areia, grama, sol, chuva...)
3) Quantos professores por turma? 
4) Esterilização de mamadeiras e chupetas? (pode ser neurose de nutricionista mas se em casa tinha o maior cuidado com isso era preciso cobrar também)
5) Cardápio preparado por quem?
6) Área de alimentação?
7) Área de banho e sono?
8) Método de ensino?
9) Posso deixar e pegar a hora que quiser dentro do horário combinado e pago? (Muitos berçários não permitem que você pegue seu filho no meio da tarde por exemplo a não ser quando avisar com antecedência)
10) Valores (mensalidade + alimentação + mamadeira)
11) Como funciona quando a criança apresenta febre, vômito etc? 
Isso são as que eu lembro, e iam surgindo outras em cada visita...
ACHEI!! fiquei muito feliz com a escolha, o que escolhemos tem até pediatra! 
Outro ponto importante é a boa vontade dos funcionários e diretora em te atender, mesmo na visita já dá pra observar, e até hoje, não é raro aparecer fora do horário ou solicitar coisas do tipo trocar a roupa porque depois da "aula" ela vai ao médico. 
Hoje Pequeno já passou para escolinha, vai até o terceiro colegial ou seja, só sai se um dia pedir e Princesa frequenta a área destinada ao berçário... Já indiquei a vários amigos e estou mega satisfeita.
Mas é preciso pesquisar, buscar referência, conversar com outras mães, visitar, conversar, perguntar e se sentir segura da escolha... 
Agora tenho 4 horinhas do dia só pra mim... e pro Blog!!

Beijos

Cássia


Nenhum comentário:

Postar um comentário