segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Amamentação...

Hoje uma amiga escreveu no Face sua "opinião"e experiência sobre o assunto (né Carol?!) e resolvi compartilhar a minha também...
Pra começar que fique bem claro que é a MINHA experiência e opinião... como nutricionista incentivo e apoio a amamentação, sabemos dos benefícios e o quanto esse momento é mágico! Mas comigo não foi bem assim... e via os olhares maldosos quando tirava uma mamadeira da bolsa e sentia a culpa imposta pela sociedade "Não vai amamentar??"... E sei que muitas passam por isso e vão sentir o mesmo... Conheço experiência belíssimas de mães que amamentaram por meses... é tudo uma questão de respeito... nem sempre podemos ou até mesmo queremos...
Quando Pequeno nasceu foi um "drama", mesmo, o leite não descia, após cesárea é normal... e ele berrava de fome... foi preciso a enfermeira me ajudar, massagens, ele "ajudando"mas mesmo assim foi preciso dar fórmula ( leite em pó...) no copinho... o hospital foi fantástico e se não fosse todo o apoio nem sei se teria conseguido, a enfermeira foi até a minha casa na semana seguinte saber se estava tudo bem... Quado ele foi fazer o teste do pezinho viram que ele estava com icterícia, colheram sangue (que dó...) e ligaram pro pediatra que pediu apenas banho de sol... três dias depois ele continuava muito amarelo e foi preciso repetir o exame (que dó, que dó...)... dessa vez estava ainda mais alto e foi preciso internar, nem preciso dizer que quase morri... era natal e lá estávamos nós, a família toda no meu apartamento e mamãe e papai no hospital com Pequeno... no dia seguinte ele teve alta mas continuava amarelinho... e foi preciso ainda repetir o exame de sangue (que dó, que dó, que dó...) estava ainda mais alto e bateu o desespero...
Não vou escrever sobre o perigo de uma alta concentração de bilurrubina, acho melhor, quem tiver dúvidas perguntar ao pediatra...
E foi ai que o pediatra lançou "é do leite materno", como assim, icterícia do leite materno! Era preciso suspender o leite e repetir o exame, deu certo!!! Os níveis de bilirrubina normalizaram... e como era do leite não haveria problemas em amamentar... mas...
Antes de ter Pequeno eu perdi um bebê e foi traumático levando em conta que seria meu primeiro tão sonhado e planejado, engravidei do Théo logo que perdi num período que ainda não poderia, passei a gravidez com medo e reciosa, fiquei no hospital em pleno natal, levei meu filho nem sei quantas vezes para fazer exame de sangue tão pequenino, a essa altura já estava super nervosa e claro meu leite foi secando e o medo de voltar a amamentar e ele continuar com esses níveis altíssimos... meu psicológico não permitiu e decidi, assim, decidida mesmo, doa a quem doer, não vou amamentar!!!! Era pura bobagem de mãe de primeira viagem, não teria problema e muitos até criticaram... mas não consegui!
Quando Princesa nasceu eu tinha dois pra olhar, cuidar, dar atenção, carinho... o primeiro mês fiquei com meus pais e como sempre tinha muita gente pra ajudar e dar atenção pro Théo foi tranquilo... mas quando voltei pra casa e fiquei sozinha com eles as dificuldades começaram, Théo ainda era muito pequeno, 1 ano e meio, e toda vez que pegava Princesa pra amamentar ele chorava, fazia graça, fazia arte só pra chamar atenção, eu estava sempre exausta porque acordava a noite toda, brincava com Théo a manhã toda, arrumava ele, dava almoço, levava pra escola, isso tudo amamentando de 3 em 3 horas,  ficava com Maitê a tarde toda, ela nunca foi de dormir durante o dia então a mamãe aqui também não, e já era hora de buscar Pequeno na escola novamente...
Eu estava exausta, estressada, e completamente culpada por não conseguir cuidar bem dos dois... confesso que como Théo já era uma criança saudável, ativa e feliz foi mais fácil me decidir pela segunda vez: Não vou amamentar!!!
Com a mamadeira, claro, é mais fácil, todos podem ajudar inclusive a noite...
Os dois são extremamente saudáveis... não tem nada de diferente que as outras crianças, resfriado, febre, coisa de criança...
Sei que muita gente vai criticar e não quero levantar nenhuma bandeira do tipo "amamentar é melhor"ou "Não amamentar não faz diferença nenhuma"... longe de mim... mas acho que essa decisão precisa ser tomada com consciência, sem culpa... é preciso ouvir seu pediatra, marido e pessoas mais experientes, ouvir seu coração e saber sua vontade... é preciso ver o que é melhor pro seu bebê...
Segui o pensamento de que saudável é todo mundo bem, feliz e curtindo, tomei essa decisão consciente e EU não me arrependi.
Amamentar é a primeira opção sempre... mas não se culpe caso não consiga, existem outras na mesma situação...

beijos

Cássia


Nenhum comentário:

Postar um comentário